quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Índia

     A Índia, oficialmente República da Índia, (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaarājya), é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo. Delimitado ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7.517 km. O país é delimitado pelo Paquistão a oeste; pela República Popular da China, Nepal e Butão no norte e por Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico, o Sri Lanka e Maldivas, estão localizados bem próximos da Índia.
     Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o Subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiões, Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo, originaram-se no país, enquanto o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido a partir de meados do século XIX, a Índia se tornou uma nação independente em 1947 após uma luta pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não-violenta.
     A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união com um sistema de democracia parlamentar. O país é a décima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo; no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilingue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.


Mapa:

























Bandeira:



















Fonte: Wikipédia
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia acessado em 10/10/2012 às 21:26

Postado por Edmar

15 comentários:

  1. Heloisa Rocha Pires 19/10/2012
    Pelo visto, a India tem muito a ver com o Brasil, quero dizer, nós com eles, , pelo menos no texto acima, no papel.... porque na real...me desculpem Krihna, Maomé e outros menos votados...NÂO DÀ PRA COMPARAR!!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Thaiana Ribeiro

    Segue um resumo da Historia entre Inglaterra e índia:

    1757-1858: A Companhia Inglesa das Índias Orientais (British East India Company) expande-se por Bengala. O nababo de Bengala é derrotado na batalha de Plassey em 1757. Início da dominação inglesa no Hindustão com a formação do Governo Permanente (Permanent Settlement). Complexa estrutura de domínio que adota governos indiretos (indirect rule), acordos com marajás e administração direta por parte de funcionários da Companhia, especialmente depois da derrota do Reinou Marata em 1818. Como conseqüência da Revolta dos Cipaios (Sepoy Mutiny) em 1857-8, a Cia cedeu a administração para o governo inglês.

    1858-1947: O hindustão transforma-se m vice-reino e a rainha Vitória torna-se imperatriz da Índia. Administração do Indian Civil Service (1500 funcionários). Em 1885 funda-se o Partido do Congresso Indiano (Congress Party) que, a partir de 1917, começa a lutar pela independência. Em 1919 inicia-se a campanha pela desobediência civil liderada por Gandhi. Em 1942 Gandhi propõe ações pacíficas de massas, o Movimento Quiet Índia (Índia clama). Em 1947 ocorre a independência. O subcontinente é partilhado entre hindu (União Indiana) e muçulmanos (Paquistão Oriental e Ocidental).

    15/08/1947: após uma partição sangrenta, Índia e Paquistão surgem como novas nações independentes.

    Pós-1947: Terríveis conflitos separam as duas comunidades. Matanças entre hindus e muçulmanos. Inicia-se a luta em torno da posse da Província da Caxemira, que conduzirá às Guerras de 1965 e 1971 (esta motivada pelo separatismo do Paquistão Oriental, hoje Bangladesh). Enquanto o Paquistão conhece períodos alternativos de governo parlamentar e de ditaduras, a Índia orgulha-se de ser a maior democracia do mundo (com a alternância dos dois partidos: o Partido do Congresso e o Partido Janata). A Índia fez sua primeira experiência nuclear em 1974 e o Paquistão em 1998. As maiores lideranças pós-independência da Índia foram Nehru e sua filha Indira Gandhi, e Ali Butho pelo Paquistão.

    ResponderExcluir
  3. Desde adolescente me impressiono com o misticismo e a espiritualidade da Índia, suas cores vivas contrastadas com situações alarmantes de miséria, embora o país tenha seu lado superdesenvolvido e rico. Um país com dimensões continentais em que a desigualdade social é gritante, como no Brasil e no continente africano.

    ResponderExcluir
  4. Como a Alessandra disse, a Índia tem um contraste social muito grande, ao mesmo tempo que se vê ouro pra todos os lados, há também muita pobreza. Isso é triste, pois li uma pesquisa uma vez que falava que a população da índia etá acima de 1 bilhão de pessoas, e estima-se que em 3 décadas haja mais indianos que chineses no mundo, se continuar assim, tende só a piorar, e o maior problema é que as desigualdades sociais estão intimamente ligadas com a cultura e religião, então acho bem difícil que essa situação mude tão cedo.

    DIEGO CANDIDO

    ResponderExcluir
  5. Grande território, muita gente, grandes contrastes e muita desigualdade social: é o Brasil da Ásia!

    A Índia, de fato é um país que tem uma cultura muito interessante, principalmente a religião. Eu tenho muita vontade de conhecer a Índia (a passeio), não tem tenho interesse algum pela culinária local, pois já percebi que fora do Brasil, em qualquer lugar que seja, nada se compara ao nosso arroz, feijão, picanha e tapioca de sobremesa rsrs

    ResponderExcluir
  6. A Índia, anexada pela Cia. Britância da Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelos britânicos a partir de meados do século XIX, depois independente em um sistema de resistência não violenta, é um gigante pela extensão, pela variada cultura, pelos dialetos praticados, pelas religiões que lá se cultuam, apresenta um dos maiores PIB(S)do mundo e força industrial e comercial pungente, mas pungente também é sua miséria, sua pobreza, o descaso que milhões de seu povo vem sofrendo...um retrato espelhado pela e na própria grandeza.

    ResponderExcluir
  7. A Índia pode ser comparada com o Brasil em termos. Este país tem uma cultura muito antiga e o regime de castas, me parece, justificou muito a desigualdade entre as pessoas.
    O Brasil tem um regime democrático e uma constituição que sempre proibiu a discriminação de credo e raça, mas é um país de enormes diferenças entre ricos e pobres.
    A única coisa que justificaria essa desigualdade no Brasil são os governos corruptos pela burguesia gananciosa.
    Na Índias, apesar de errados, eles tem a cultura como desculpa para a desigualdade.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A Índia é sem sombra de dúvida um país extenso, rico em cultura e repleto de contrastes, tanto nas diversas religiões que ali convivem como também nas 22 línguas aceitas pela Constituição.
    Referente ao cinema, o país possui Bollywood, indústria cinematográfica de idioma hindi, a maior da nação indiana. O nome Bollywood é formado pela junção do nomes Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Um exemplo desse ramo é o filme "Quem quer ser um milionário", filme de repercussão mundial e grande sucesso de Bollywood.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo comentário Carlos. A indústria cinematográfica indiana (como alguns preferem)ou Bollywood representa uma pequena fração do que é produzido na indústria cinematográfica da Índia, Segundo Philip kemp essa produção produz apenas um quarto dos quase mil filmes que são realizados por ano. Entretanto, poucos filmes chegam até nós, comparada as produções Hollywoodianas. Na minha opinião, a indústria cinematográfica da Índia deve crescer ainda mais, recentemente assisti "Asoka" (2001), um filme muito interessante que vale a pena ver.

    ResponderExcluir
  11. Ferrnando Ribeiro da Silva9 de novembro de 2012 às 07:49

    Algo interessante, é que em muitas situações, grandes partes da cultura Indiana apenas foi dissiminada pelo mundo. Um exemplo, é a forma como o cinema se apodera de certos elementos. No caso de filmes de terror(meus prediletos) não é dificil acharmos nomes de criaturas indianas como os famosos Djins, gênios - algumas vezes bons, outras vezes maus - mas que também eram chamados de espíritos Djins. Um exemplo desta cultura é a própria História do Alladin.

    ResponderExcluir
  12. Como o budismo nasceu do hinduísmo, o Japão recebeu muita influência da filosofia indiana com a chegada do budismo no país, mesmo sendo este transformado em forma diferente do original no caminho até o Japão. No Japão atual, a culinária indiana influencia o gosto dos japoneses. Lá tem muitos restaurantes indianos. Eu acho que a Índia se caracteriza pela sua diversidade racial e cultural, e pela desigualdade social devido à colonização ocidental e ao capitalismo que o mundo ocidental contaminou o modo de produção tradicional da Índia. Ryo Segawa

    ResponderExcluir
  13. Etelvina 19 de Novembro de 2012 00:03
    Uma vez le uma matéria sobre a India fiquei facinada, com a cultura.
    O modo de vistir as cores vivas os acessorios tornando as molheres ainda
    mais belas. Agora com a literatura aprendir um pouca mais, estou gostando
    muito da história dos Indianos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A Índia tem arraigada em seus aspectos a pluralidade cultural, visto que é um país que possui um vasto território e uma ampla população que traz em si uma diversidade de religiões, idiomas e dialetos, gastronomia e outros. Ainda contribuindo com toda essa diversidade não se pode negar que existe também influencia ocidental principalmente britânica na sua formação. Pode-se dizer que a Índia, assim como o Brasil, foi muito explorada pelos seus colonizadores. Hoje, apresenta-se no senário mundial como um país em ascensão e que possui muitas riquezas, mas que a desigualdade social e a miséria pintam um quadro super negativo devido capitalismo desenfreado e a competitividade.
    (Rafael Oliveira)

    ResponderExcluir